UEB Presente no 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual em Salvador.
Novembro 21, 2017
MEC participa da abertura de fórum organizado pela Undime para discutir o direito à educação
Agosto 17, 2018
Mostrar tudo

MEC prorroga prazo para preenchimento de cadastros de estudantes do Novo Mais Educação

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), prorrogou, nesta quinta-feira,16, o prazo para as escolas preencherem os cadastros dos estudantes atendidos pelo Programa Novo Mais Educação (PNME). As instituições de ensino terão até 31 de agosto para fornecer as informações necessárias, incluindo os lançamentos dos resultados da avaliação no Sistema de Monitoramento e Orientação Pedagógica.

“A prorrogação foi uma solicitação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) para o lançamento dos dados do monitoramento no sistema e também de análise do MEC do número de inserções. Então, avaliamos a necessidade de estender o prazo para que todas as escolas consigam fazer essas inserções no tempo adequado, agora até 31 de agosto”, explicou Raph Gomes Alves, diretor de Currículos e Educação Integral da SEB.

O preenchimento de todos os dados pelas escolas no novo prazo é uma prerrogativa para que a programação financeira do pagamento do programa não seja interrompida. Assim, a segunda parcela do repasse feito pelo PNME está condicionada diretamente ao fornecimento completo das informações exigidas no sistema de acompanhamento do programa. Atualmente, o programa atende cerca de 1,1 milhão de estudantes em 7.483 escolas em todo o Brasil.

A orientação geral do MEC é que as redes de ensino, através dos secretários municipais de educação, bem como diretores de escolas, realizem os referidos cadastros de estudantes, turmas, mediadores e facilitadores juntos às instituições de ensino. Além disso, é necessário validar o plano de atendimento e lançar os resultados da avaliação diagnóstica no Sistema de Monitoramento e Orientação Pedagógica, impreterivelmente, até o próximo dia 31. O lançamento deverá ser feito no site do sistema, disponível no endereço https://novomaiseducacao.caeddigital.net/#!/pagina-inicial.

“Este ano, o sistema foi aprimorado no sentido de fazer com que a escola lance os resultados e, de forma automática, já tenha um relatório gerencial de como está a aprendizagem dos alunos. Isso possibilita identificar as dificuldades e onde eles mais progrediram, por exemplo. Ou seja, as secretarias e escolas podem utilizá-lo para planejamento de ações. É importante que todas as escolas realizem o preenchimento dos cadastros no tempo adequado”, pontuou Raph Gomes.

Na página do MEC (http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao), os gestores podem acessar o “Documento Orientador”, as “Perguntas Mais Frequentes” e os normativos que regem as ações e os propósitos que justificam os procedimentos referentes ao programa. As secretarias de educação que tiverem dúvidas a respeito do PNME também podem enviá-las ao e-mail novomaiseducacao@mec.gov.br. No entanto, questões relativas exclusivamente ao cadastramento e preenchimento das informações no sistema de monitoramento devem ser esclarecidas através do CAEd Digital, pelo telefone 0800 7273 142 ou e-mail suportenovomaiseducacao@caed.uf.br.

Programa – Instituído pela Portaria do MEC nº 1.144/2016, o Programa Novo Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, e otimizando o tempo de permanência dos estudantes na escola.

Este ano, o programa está sendo implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico nas duas disciplinas e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contra turno escolar.

Assessoria de Comunicação Social

ueb
ueb
UEB entidade representativa dos estudantes brasileiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *